pressão, válvula, hobby


Pressão (sei que o desenho é mega simples, mas não achei um como eu queria, então vai esse aqui mesmo)

Pressão (sei que o desenho é mega simples, mas não achei um como eu queria, então vai esse aqui mesmo)

Nota pré póst: eu sei que o desenho é mega simples, mas usando o Paint e o touch pad (sem mouse), foi o que deu pra fazer. A idéia original era usar uma desenho de uma panela de pressão (mais bonito que esse) prestes a explodir, outra possibilidade seria a de usar uma caldeira com vários registros e válvulas também prestes a explodir. Mas depois de vários minutos (uns 80) pesquisando sem sucesso na Internet, o espírito de “faça você mesmo” entrou em ação e saiu isso ai.  Bem, vamos ao post:

Nosso dia a dia é repleto de coisas legais e coisas não tão legais. O excesso de coisas legais nos faz ficar bobos, afinal, tudo em demasia faz mal. Já o excesso de coisas não tão legais, também conhecidas por coisas palhas, nos deixa tristes ou putos, dependendo da ocasião.  Tendo em vista que a lei de Murphy é quase tão confiável quanto as leis de Newton, a probabilidade de acontecerem coisas estressantes com  frequencia em nossa vida é maior do que o contrário. Nisso,  ocorre um processo de emputecimento natural, o qual precisa ser controlado para que não surjam efeitos colaterais, a saber: dores de cabeça (enxaqueca para os mais elegantes); oscilação de humor; falta de apetite; problemas na pele como psoríase (uai, psoríase? Sim, fatores emocionais influenciam nisso); distúrbios do aparelho digestivo (ora, cada organismo reage à sua maneira e isso acontece sim, falo de cadeira, digo, de trono); entre outros.

Agora, liricamente falando, imagine que você é uma panela de pressão. Dentro, seu ser vai sendo cozido ao longo da vida. Você nasce cru, na infância/adolescência, e a vida lhe proporciona um fogo baixo. Quando chega a vida adulta, o fogo aumenta, afinal, a panela já pegou pressão, então é hora de cozinhar de verdade. Seus sentimentos, tal qual grãos de feijão, vão se abrindo, ficando prontos para serem consumidos (que viagem).  Nisso, uma vez que o fogo já não é mais brando, a pressão tende a aumentar significativamente. Para que a panela não exploda, existe uma valvula que vai aliviando a pressão gradualmente (pausa para momento lúdico: é exatamente esse o princípio de funcionamento da panela de pressão, clique aqui e veja mais). Esse é o ponto: você tem uma válvula? Você sabe qual é sua válvula? Você a tem usado?

A válvula de escape não precisa ser única, mas ela precisa existir. Você pode lançar mão de mais de um típo de válvula: tem gente que lê para relaxar, outros escrevem (eu), outros praticam exercícios, ou ouvem músicas, ou assistem filmes, ou montam e cuidam de um aquário, ou fazem aulas de atividades que lhe trazem prazer, enfim, vai do gosto e do bolso do freguês. Meu pai, para relaxar, lava o quintal. A casa dele tem um quinta bem grande, então ele pega a mangueira e vai empurrando a poeira e o que mais tiver no caminho (chinelos, brinquedos das minhas irmãs, Toby e etc) com seu jato d´água. Eu sei que isso é ecologicamente incorreto, considerando a escassez de água prometida para as próximas décadas, mas ele não está nem aí, apesar de eu já ter tentado persuadí-lo do contrário. Aquele é o ritual dele e ponto final. Isso explica do fato de que todo sábado de manhã (ou quando ele fica injuriado) o quintal fica limpinho.

Pois bem, a idéia é essa, procure um ou mais mecanismos para aliviar sua pressão e use-os. Não espere o estresse pipocar, vá dando vazão ao que sente por meio de um hobby. Assim, a vida poderá ser ainda mais maneira de se viver.

Anúncios

3 pensamentos sobre “pressão, válvula, hobby

  1. Muito legal o texto…sim, precisamos levantar nosso pino e deixar a pressão sair senão explodimos!

    Ps.: aquário plantado pode stressar os que não tem paciência.
    Que gracinha o (ou a) Toby.

  2. Momentos de reflexão……ao som de Joshua Bell (Concerto n 4 em F minor – Op. 8 RV 297.

    Acho que coloquei muita coisa para minha panela cozinhar, o limite da mesma está acima do que supõe ser permitido, a princípio noto um vazamento, pois o caldo está fervendo, ao mesmo tempo vejo que a válvula está parada, o vapor não dá vazão totalmente, sai aos pouquinhos e o vazamento continua e eu como sempre negando os sinais.

    Agora me pergunto uma coisa; Por que será que não tiro essa panela do fogo? Será que estou esperando explodir? Aí com certeza….será muito tarde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s