inércia, ação, amanhã


Bem pessoal, eis que termina a pausa do blog. Realmente, só foi preciso parar pra botar as idéias no lugar e poder voltar à ativa.  Agradeço ao carinho das pessoas que pediram pra pausa não ser longa, em especial ao da minha mãe ( como se ela soubesse que o blog havia sido pausado, rs). Mas vamos ao que interessa, afinal, amanhã não se sabe.

A idéia é falar sobre inércia. É a segunda Lei de Newton que diz que um corpo em movimento tende a ficar em movimento, assim como um corpo parado tende a continuar parado, desde que, em ambos os casos, não seja aplicada uma força externa ao sistema. Em outras palavras, se tá funcionando e nada de fora interfere, tende a continuar funcionando. Se está parado e nada de fora interfere, tende a continuar parado. Por ser um fenômeno físico, ele se aplica a corpos tangíveis. Mas creio que pode ser observado nas pessoas também.

Você já viveu uma situação em que se sentia estar numa situação de inércia? Parado?  Estagnado? Daí, pra sair disso, é preciso que seja aplicado uma força externa ao sistema, ou seja, externa à situação. Ora essa força pode partir da própria pessoa, ora pode ser proveniente de alguem externo ao contexto que irá proporcionar a motivação necessária, por meio de gestos, palavras e/ou apoio moral.  Então a partir dessa ignição, aliada à vontade de sair da inércia, é possível entrar em movimento e romper as teias que, porventura, prendam a pessoa à situação.

Na canção Inertia, do álbum grunge Balls to Picasso que o Bruce Dicksinson lançou em 95, após sua saída do Iron Maiden, ele fala sobre o estado lastimável que a pessoa em inércia (parada) fica. Veja a letra e o clipe (mega tosco, onde o diretor de arte tava com a cabeça? Parece até produção do Hermes e Renato) no final do post.

Contrapondo a música do Bruce, coloquei a letra da música Amanhã Não Se Sabe na versão do LS Jack (que eu acho mais maneira que original do Titãs). Ele fala da importância de se fazer as coisas HOJE. Negritei algumas partes que me são mais importantes.

Amanhã não se sabe (Sérgio Brito)

Como as folhas, como o vento
Até onde vai dar o firmamento
Toda hora enquanto é tempo
Vivo aqui neste momento

Hoje aqui, amanhã não se sabe
Vivo agora antes que o dia acabe
Neste instante, nunca é tarde
Mal começou e eu já estou com saudade

Me abraça, me aceita
Me aceita assim meu amor
Me abraça, me beija
Me aceita assim como eu sou
Me deixa ser o que for

Como as ondas com a maré
Até onde não vai dar mais pé
Este instante tal qual é
Vivo aqui e seja o que Deus quiser

Hoje aqui não importa pra onde vamos
Vivo agora, não tenho outros planos
É tão fácil viver sonhando
Enquanto isso a vida vai passando

Me abraça, me aceita
Me aceita assim meu amor
Me abraça, me beija
Me aceita assim como eu sou
Me deixa ser o que for

Inércia (Bruce Dickinson – Album Ball to Picasso)

Estas são as fotos
Estes são os sentimentos da linha de frente
Vivendo em silêncio
Sentindo a surdez como fumaça pesada
Sorrindo com estranhos contando os dias
Como uma mola enrolada por dentro
Bem vindo ao seu futuro
Bem vindo ao seu livro de mentiras
Dedos passam por páginas
Nada muda vivendo aqui

Inércia
Nenhum desejo de mudança
Inércia
Tudo é uma parede de pedras
Inércia
A história deixa você morrer

Uma pilha de acusadores silenciosos
Sinta o cheiro de sangue de estranhos aqui
Sem olhos, sem ouvidos,
Sem cheiro, sem gosto
A boca da larva está cheia deste lugar
Consciência assassinada
A pressão está destruindo cabeças
Como lanternas de papel agora
Aperto inquebrável de uma mão morta
Levando-nos para frente até o fim
Chutando através de traços
Mil anos à frente

Inércia
Nenhum desejo de pensar
Inércia
Tudo é uma parede de pedras
Inércia
A história deixa você morrer

Bem, basicamente é isso pra volta.

Em breve, mais posts. Abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

