natal (e os fantasmas de Scrooge)


Natal Tropical
Natal Tropical

O natal vem vindo, vem vindo o natal. Alegria, festas, piadas de duplo sentido com a ave natalina. Essa época tem tudo pra ser adorável, mas conheço várias pessoas que não gostam. Todavia, não tem jeito, não se pode excluir o dia 25 de dezembro do calendário, consequentemente, nem a noite que o precede.

Nessa época, é natural que os sentimentos fiquem à flor da pele. Isso acontece porque começamos a ponderar sobre o 2010 e a sonhar para 2011. Todos os sucessos e fracassos do ano são resgatados e devidamente organizados na balança que vai determinar se ele foi feliz, como desejado no reveillon passado. No entanto, existe uma tendência inata das pessoas se fixarem mais aos pontos negativos do que nos positivos. Tal fato fica ainda mais evidente se houver ocorrido algum problema recentemente. Logo, a chance do peru ficar de fora das festas e o natal pagar o pato aumenta consideravelmente.

Por outro lado, é bem verdade que existem algumas situações chatas que precedem a noite natalina:

  • as pessoas tendem a ficar sensíveis (em demasia, isso pode ser ruim)
  • parentes de longe montando acampamento em casa
  • participar de amigo x apenas por educação
  • enfrentar lojas lotadas e a correria para os preparativos da festa
  • sensação de que podia ter feito mais pelo próximo ao longo do ano diante de cada campanha solidária de final de ano
  • alguns quilinhos a mais devido às orgias gustativas
  • e etc

Entretanto, há também a parte boa:

  • as pessoas tendem a ficar sensíveis (na medida certa, isso é bom)
  • rever os entes queridos
  • comer coisas gostosas
  • dar e/ou ganhar presentes
  • viver o espírito natalino em sua essência, lembrando que é uma data que simboliza, principalmente, o amor não tristeza, solidão, consumismo e etc.

Haveria ainda um caminhão de vantagens e desvantagens para citar em relação ao natal, mas a idéia central é chamar a atenção para o fato de que é uma data especial, tanto que é festejada em boa parte do mundo. Um detalhe importante é que você não precisa estar perto da sua família para que esta data faça sentido. Lembre-se que pra ser família, não precisa ter conta sanguínea, basta haver sintonia (como foi dito neste post aqui). Logo, é possível tentar fazer algo bacana com quem quer que seja, desde que haja vontade. Valendo inclusive fazer a alegria de outras pessoas no natal (orfanatos, asilos, instituições para portadores de necessidades especiais e etc). Isso sim é o símbolo máximo do natal.

Os fantasmas de Scrooge
Os fantasmas de Scrooge

Há um filme chamado Os fantasmas de Scrooge (clique aqui pra saber mais) baseado no livro ‘A Christmas Carol‘ de Charlie Dickens. No filme, o protagonista se chama Ebenezer Scrooge e é interpretado pelo Jim Carey. Na história, ele é visitado por três fantasmas no natal: o do passado, o do presente e o do futuro. Tais visitas fazem com quem Scrooge reflita sobre sua postura com o natal. Nessa época do ano, é um filme bastante legal de se assistir, sobretudo se você não gosta de natal.

Portanto, reclamar do natal me parece perda de tempo. Imagino que seja mais interessante aproveitá-lo da maneira que for possível (e isso vale pra praticamente tudo na vida).

Pense sobre e feliz natal. Até a próxima.

Anúncios

6 pensamentos sobre “natal (e os fantasmas de Scrooge)

  1. Faço parte dessa banda que não gosta muito dessa época, porque além do mais faço aniversário tb, então é muita reflexão, lembrança e anseios para um coração só, rsrs
    Mas tenho aprendido que podemos sempre melhorar, e esse ano pelo menos assim tem acontecido, se não posso melhorar o mundo como gostaria, pelo menos a minha essência tenho trabalhado para ajustá-la ao equilíbrio que busco e por conseguinte todos a minha vinha volta sentem esse reflexo…, mas sei que ainda tenho uma longa caminhada…
    Obrigada meu amigo, que tenhas o melhor natal e a todos que estão no seu coração e mente!
    Carinho,

  2. O que resta pra quem só tem fantasmas de natais(plural de natal?) ruins é reclamar. Relclmar tbm é vida! Enquanto há reclamação ainda há esperança de mudança, calar é pior. =*

    • Aprecio muito a parte do “Valendo inclusive fazer a alegria de outras pessoas no natal” .. Mas fazer boas coisas deve se estender ao ano todo =).. mesmo que seja num simples bom dia ou um sorriso sincero faz a diferença! Pena que nós mesmos nos esquecemos disso e não nos permitimos abrir portas de felicidade nas coisas simples por causa de bobeiras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s