contato com a natureza (canto da Terra)


Pedra dos Dois Olhos - Fradinhos - Vitória-ES
Pedra dos Dois Olhos – Fradinhos – Vitória-ES

Da janela do lugar em que trabalho é possível ver uma pedra enorme no alto de uma colina chamada Pedra dos Olhos. Gosto de olhar pra lá quando o tempo está fechado (veja aqui) ou quando está aberto (veja aqui). Costumo olhar para lá quando estou puto e, normalmente, fico legal depois da olhadela.

É curioso como esse contato com a Natureza costuma nos fazer bem. Pegue o mais bossal do seres humanos e coloque diante de uma cachoeira, ou do sol poente, ou de uma lua cheia, certamente ele irá confessar algum deslumbramento em função do que está diante dos seus olhos. Isso sem contar outra sensações como uma brisa num dia quente; o cheiro de terra molhada durante uma chuva de verão, um raio de sol num dia frio, ou a onda de ter o corpo enrolado pelas sedosas ondas do mar. Tais possibilidades, entre tantas outras que a Natureza oferece, mexem com nosso interior e nos trazem um tipo de paz de espírito que é difícil de explicar.

O cotidiano urbano tende a reduzir nosso contato com a Natureza, o que pode ser a causa da busca frenética por praia ou campo nos feriados prolongados. É como se nosso espírito gritasse pela “liberdade” proporcionada por esses tipos de lugares, para se libertar das grades da selva de pedra.

Conforme mencionei no post sobre Espiritualidade (veja aqui), sinto essa emoção quando estou em contato com a natureza. Sabe aquela sensação de bem estar que sentimos ao visitar a casa da nossa mãe depois de sair de casa? Então, sinto algo parecido quando visito a Mãe Terra, dependendo da circunstância, isso acontece em maior ou menor proporção.

Ademais, me parece que provar dessas sensações é como estabelecer um canal direto de comunicação da gente com Gaia. Como se um cabo usb trafegasse as informações da Terra pra gente e vice-versa (no melhor estilo Avatar). Dessa forma, nosso interior é alimentado (recarregado) e reencontramos algum equilíbrio para encarar o dia a dia.

Mas e a Pedra dos Olhos?? Ah sim, depois de anos contemplando, no último domingo surgiu uma oportunidade de fazer trilha por lá.  Um amigo (Leonardo Prata) que andava distante colocou o convite no Facebook. Não pensei duas vezes quando vi. Várias pessoas comentáram mas acabou que fomos em 5. Todavia foi um domingo sensacional. Estava marcado pra sairmos as 10h. Me senti indo pra igreja, mas num templo a céu aberto. Cada um fazendo seu culto silencioso durante a caminhada pela trilha. Tivemos nossos momentos de comunhão/descontração durante as paradas, além da contemplação e reflexão diante do belíssimo visual da cidade de Vitória que se tem lá de cima. A foto da abertura do post foi tirada durante o passeio. Em resumo, me senti feliz como um hobbit andando pelo Condado e, de certo modo, quase podendo tocar a face de Deus por estar naquele canto da Terra (ouvindo-a cantar dentro e fora de mim).

É isso, pense sobre.

ps.: Por falar em canto da Terra, há uma música do Jamiroquai com esse nome (Corner of the Earth) e com essa mesma temática. Essa música, não por acaso, foi colocada na abertura do post sobre Espiritualidade. Abaixo segue a letra.

Esse Canto da Terra (Corner of the Earth)

Querida, você não vê que o sol está brilhando
Só para você, só hoje?
Se você se apressar, um raio poderá te atingir
Venha comigo, só para brincar

Como qualquer beija-flor e maritaca
Toda flor, nuvem, cada árvore
Me sinto tão parte disso
A natureza me eleva e é lindo
Estou com este profundo e eterno universo
Desde a morte até o renascimento

Este canto da terra é como eu, de muitas maneiras
Posso sentar aqui por horas e assistir as penas de esmeralda brincarem
Posto isso, sou abençoado
Quando a luz do sol chega de graça
Eu conheço que esse canto da terra. ele sorri para mim!

Tão inspirado que não há nada a fazer ou dizer
Acho que vou sonhar até as estrelas brilharem
E eu sei, por dentro, que é tudo meu
É o refrão do amanhecer despontando
A névoa que vem antes do sol nascer
Para uma tarde de neblina em maio

Este canto da terra é como eu, de muitas maneiras
Posso sentar aqui por horas e assistir as penas de esmeralda brincarem
Posto isso, sou abençoado
Quando a luz do sol chega de graça
Eu conheço que esse canto da terra. ele sorri para mim!

4 pensamentos sobre “contato com a natureza (canto da Terra)

      • Foi uma leitura tão agradavel e passou tão rápido que quando percebi já tinha lido tudo… ainda mais que estou numa fase do mestrado que estava precisando de uma leitura dessa: despretensiosa mas que nos leva a pensar no rumo que estamos dando na nossa vida, nas escolhas que temos feito…
        Já esta na barra dos favoritos e eu ansiosa pelo próximo texto!
        Boa semans!!
        Abs, Thaís.

Deixe um comentário

